top of page

Quem Somos

maos logo.png

Em 22/03/2019, Dia Mundial da Água, fundamos a Associação Nossa Guarapiranga (ANGua), uma associação civil sem fins lucrativos, de acordo com o seu Estatuto Social, cujo objetivo principal é promover e preservar a represa de Guarapiranga, em especial nos aspectos ambiental, cultural, educacional e desportivo.

 

O poder público não tem conseguido cuidar dessa preciosidade que é a represa de Guarapiranga. A dona da represa, hoje, é a EMAE, Empresa Metropolitana de Águas e Energia. A Sabesp, há décadas, tem outorga para explorar a água bruta armazenada na represa, que ela trata, distribui e vende para a população.

A Sabesp não coleta a maior parte dos esgotos produzidos na região...

As leis municipais de uso e ocupação do solo são muito restritivas. Combinadas com as leis de preservação ambientais então, tornam praticamente qualquer atividade formal proibida.

A ANGua, em princípio, não quer criar novas leis ou modificar a legislação vigente. O que quer é que a lei seja cumprida por todos. Pelos gestores públicos, pela população em geral, principalmente pelos que hoje vivem à margem da lei, para o bem comum.

São Paulo, o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul, a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul, não pode prescindir da Guarapiranga como manancial de água potável.

Invasões e ocupações irregulares estão se disseminando no entorno da represa de Guarapiranga, suprimindo a Mata Atlântica e a vegetação que preserva as margens da represa e o seu entorno. As invasões e ocupações irregulares provocam o assoreamento da represa e lançam seus esgotos na água que abastece a cidade.

É preciso enfrentar essa situação e combatê-la, responsabilizando os gestores públicos pela inação, pela negligência, pela conivência com esse crime ambiental que acontece aqui, no entorno da Guarapiranga, e que ameaça e compromete a água que metade da população de São Paulo consome. A falta de saneamento básico é a mazela que aflige a população brasileira.

O que queremos

maos logo.png
20180101_180105.jpg

ÁGUA

Fotos: Philip Lejeune

marrecos.JPG

FAUNA

Fotos: Fabio Schunck

IMG_3027.JPG

FLORA

Fotos: Philip Lejeune

20190615_175000.jpg

LAZER e QUALIDADE DE VIDA

Fotos: Philip Lejeune

bottom of page